logo

Quotes About Philosophy

Escrevo-te toda inteira e sinto um sabor em ser e o sabor-a-ti é abstracto como o instante.
~ Clarice Lispector
I don't want to have the terrible limitation of those who live merely from what can make sense. Not I: I want an invented truth.
~ Clarice Lispector
Haverá um ano em que haverá um mês, em que haverá uma semana em que haverá um dia em que haverá uma hora em que haverá um minuto em que haverá um segundo e dentro do segundo haverá o não-tempo sagrado da morte transfigurada.
~ Clarice Lispector
La libertad en sí -como acto de percepción- no tiene forma. Y como el verdadero pensamiento se piensa a sí mismo, esa especie de pensamiento alcanza su objeto en el propio acto del pensar.
~ Clarice Lispector
But there are questions I asked myself as a child and that were never answered, they still echo mournfully: did the world make itself? But where did it make itself? in what place? And if it was by the energy of God - how did it begin? could it be like now when I am being and at the same time making myself? It's because of the absence of an answer that I get so bothered.
~ Clarice Lispector
But now that I knew that suffering had been my happiness, I asked myself if I wasn't fleeing toward a God because I couldn't bear my humanity.
~ Clarice Lispector
Entonces se escuchan los grillos mojados. La luz del miligramo no altera la oscuridad. Pues la oscuridad no es iluminable, la oscuridad es un modo de ser: la oscuridad es el nudo vital de la oscuridad, y nunca se toca en el nudo vital de una cosa.
~ Clarice Lispector
Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
~ Clarice Lispector
Qué hay después de la felicidad?
~ Clarice Lispector
Do zero ao infinito vou caminhando sem parar. Mas ao mesmo tempo tudo é tão fugaz. Eu sempre fui e imediatamente não era mais.
~ Clarice Lispector
For the present has no hope, and the present has no future: the future will be exactly once again present.
~ Clarice Lispector
Viver é o meu código e o meu enigma. E quando eu morrer serei para os outros um código e um enigma.
~ Clarice Lispector
Porque o formalismo não tem ferido a minha simplicidade, e sim o meu orgulho, pois é pelo, orgulho de ter nascido que me sinto tão íntima do mundo, mas este mundo que eu ainda extraí de mim um grito mudo.
~ Clarice Lispector
E eu não fora grande bastante: só os grandes amam a monotonia.
~ Clarice Lispector
De repente as coisas não precisam mais fazer sentido. Satisfaço-me em ser. Tu és? Tenho certeza que sim. O não sentido das coisas me faz ter um sorriso de complacência. De certo tudo deve estar sendo o que é.
~ Clarice Lispector
Give me your hand. Because I no longer know what I'm saying. I think I made it all up, none of this existed! But if I made up what happened to me yesterday — who can guarantee that I didn't also invent my entire life prior to yesterday?
~ Clarice Lispector
Do I not have a plot to my life? for I am unexpectedly fragmentary.
~ Clarice Lispector
Pois a actualidade não tem esperança, e a actualidade não tem futuro: o futuro será exactamente de novo uma actualidade.
~ Clarice Lispector
Ter nascido me estragou a saúde.
~ Clarice Lispector
Só uma vez se fez uma trágica pergunta: Quem sou eu? Assustou-se tanto que parou completamente de pensar.
~ Clarice Lispector
o que parece falta de sentido – é o sentido. Todo momento de "falta de sentido" é exatamente a assustadora certeza de que ali há o sentido, e que não somente eu não alcanço, como não quero porque não tenho garantias.
~ Clarice Lispector
In the chapter on the force of gravity, in elementary school, she'd invented a man with a funny disease. The force of gravity didn't work on him...So he'd fall off the earth, and keep falling evermore, because she didn't know how to give him a destiny. Where was he falling? Later she figured it out: he kept falling, falling and got used to it, eventually learning how to eat falling, sleep falling, live falling, until he died. And would he keep falling?
~ Clarice Lispector
O tempo não existe. O que chamamos de tempo é o movimento de evolução das coisas, mas o tempo em si não existe.
~ Clarice Lispector
Tudo estará em mim, se eu não for; pois "eu" é apenas um dos espasmos instantâneos do mundo.
~ Clarice Lispector