logo

Quotes About Memory

I thought you had forgotten me." "I have spent my life remembering you.
~ Meredith Ann Pierce
The past lies beneath the surface, intransigent truth. Remembered or not, what we say and do remains, always.
~ Unknown
I began to think that some of us are the designated rememberers. Why do we remember? I don't know. But I think that's why memoir interests us—because we're the ones who pass the stories. --Pat Conroy
~ Unknown
Some of us are the designated rememberers,
~ Unknown
Memory has ambushed her again, slamming down a wall between her and the present moment. Sometimes it comes in order, like a story, sometimes in flashes, like a series of snapshots. Sometimes it comes in a split second, cutting through the middle of another thought. It grabs her and won't let her pay attention to what is being said around her. Other times it just settles softly down on her like a pillow, cutting off air.
~ Unknown
I worked through memories like weeping wounds. I wrote tedious accounts of petty conflicts and read them aloud to people. I removed layer after layer of rot.
~ Unknown
Ono što nije zapisano, i ne postoji; bilo pa umrlo.
~ Unknown
Por que não escreveste nunca? Não é de te ler que mais tenho saudade. É o som da faca rasgando o envelope que trazia a tua carta. E sentir, de novo, uma caricia na alma, como se algures estivessem golpeando um cordão umbilical
~ Mia Couto
Aqueles que matámos, por mais estranhos e inimigos que sejam, tornam-se nossos parentes para sempre. Nunca mais se retiram, permanecem mais presentes que os vivos.
~ Mia Couto
As estrelas são os olhos de quem morreu de amor.
~ Mia Couto
A morte é como o umbigo: o quanto nela existe é a sua cicatriz, a lembrança de uma anterior existência.
~ Mia Couto
A saudade é a única dor que me faz esquecer as outras dores.
~ Mia Couto
O tempo Ä— o eterno construtor de antigamente.
~ Mia Couto
A guerra cria um outro ciclo no tempo. Já não são os anos, as estações que marcam as nossas vidas. Já não são as colheitas, as fomes, as inundações. A guerra instala o ciclo do sangue. Passamos a dizer: "antes da guerra, depois da guerra". A guerra engole os mortos e devora os sobreviventes.
~ Mia Couto
A saudade é um morcego cego que falhou fruto e mordeu a noite.
~ Mia Couto
Os mortos não morrem quando deixam de viver, mas quando os votamos ao esquecimento.
~ Mia Couto
Ahora puedo decírtelo. No es la muerte la que concede ausencia. El muerto aún está presente: todo el pasado le pertenece. La única manera de dejar de existir es la locura. Solo un loco está ausente.
~ Mia Couto
a cidade não é um lugar. É a moldura de uma vida, um chão para a memória. Enrolei a linha, e regressei a casa, o poente avermelhando a paisagem e os flamingos trazendo o céu para junto da terra. Então, ganhei certeza: a cidade em que nasci estava destinada a nascer de mim.
~ Mia Couto
A guerra cria um outro ciclo no tempo. Já não são os anos, as estações que marcam as nossas vidas. Já não são as colheitas, as fomes, as inundações. A guerra instala o ciclo do sangue. Passamos a dizer: "antes da guerra, depois da guerra". A guerra engole os mortos e devora os sobreviventes.
~ Mia Couto
É que já vivi tudo tão bonito que só quero visitar lugares que estejam dentro de mim.
~ Mia Couto
De quem fui onda, sou agora espuma, búzio sem eco, lembrança de viagem nenhuma.
~ Mia Couto
É o esquecimento e não a morte que nos faz ficar fora da vida.
~ Mia Couto
Todo nuestro presente estaba hecho de pasado.
~ Mia Couto
Ocupada en darles nombre, se le ha escapado su historia.
~ Mia Couto