logo

Quotes About Nature

Mas a terra é um ser: carece de família, desse tear de existências a que chamamos ternura.
~ Mia Couto
Tristeza de pássaro não inventou lágrima. Dizem: lágrima dos pássaros se guarda lá onde fica a chuva que nunca cai.
~ Mia Couto
A terra se via estar nua lembrando, distante, seu parto de carne e lua (...) A luz tombava ferida pingando como pulso suicida em minhas ocultas asas
~ Mia Couto
Quem confunde céu e água acaba por não distinguir vida e morte.
~ Mia Couto
Não existe terra, existem mares que estão vazios.
~ Mia Couto
No charco onde a noite se espelha, o sapo acredita voar entre as estrelas.
~ Mia Couto
onde a noite mais escurece é em volta do pirilampo.
~ Mia Couto
Natural não treme
~ Mia Couto
O parto é uma mentira: nós não nascemos nele. antes, já estamos nascendo. A gente vai acordando no antecedente do tempo, antes mesmo de nascer. É como a planta que, no segredo da terra, já é raíz antes de rpoclamar seu verde sobre o mundo.
~ Mia Couto
E pergunto: por que nos ensinaram essa merda de sermos humanos? Seria melhor sermos bichos, tudo instinto. Podemos violar, morder, matar. Sem culpa, sem juízo, sem perdão. A desgraça é esta: só uns poucos aprenderam a lição da humanidade.
~ Mia Couto
Todo o rio divide o planeta ao meio.
~ Mia Couto
A primavera cabe dentro do grilo. Cigarras se alfabetizam de silêncios. No liso da parede, a osga se prepara para transparências, adquire a forma do nada. Enquanto o ramo vai transitando para camaleão.
~ Mia Couto
Ainda acreditou ser um pássaro que lançava ser seu voo da varanda para o distante chão. Nesse momento ele aprendia que o céu está padecendo de cataratas, repentinas névoas que impedem Deus de nos espreitar.
~ Mia Couto
Essa lama que lhe chapeava as pernas, numa pasta cinzenta ao jeito dos elefantes. Parecia envergar África, besuntado dos seus fluidos mais viscerais.
~ Mia Couto
A redondura das ilhas, dizia, é o mar que faz. A beleza dessa menina, meu sobrinho, é você que lhe põe. As mulheres são muito extensas, a gente viaja-lhes, a gente sempre se perde.
~ Mia Couto
Veja você, meu sobrinho: um boi. Dentro de água, um boi será que nada? Não, ele apenas se perguiça na corrente. A esperteza do boi é levar a água a trabalhar na viagem dele.
~ Mia Couto
Así pues, ahora avanzamos los dos: el río Lideia con su nombre de ave, y yo, Mariamar, con nombre de agua. Viajo contra el destino, pero a favor de la corriente.
~ Mia Couto
As pálpebras são asas que nos restaram de um tempo anterior, quando fomos aves. E as pestanas são as sobreviventes plumas.
~ Mia Couto
A gente vai chegando à morte como um rio que desencorpa no mar: uma parte está nascendo e, simultânea, a outra já se assombra no sem-fim.
~ Mia Couto
A minha mãe costuma dizer que a água arredonda as pedras como a mulher molda a alma dos homens.
~ Mia Couto
Não seria nunca capaz de me retirar, virar costas. Eu tinha a doença da baleia que morre na praia, com os olhos postos no mar.
~ Mia Couto
Em contrapartida, os olhos humanos roubam-me a alma, quanto mais humano o olhar mais eu me converto em bicho.
~ Mia Couto
Every morning the gazelle wakes up knowing she must run faster than the lion or will be dead. Every morning the lion wakes up knowing he must run faster than the gazelle or he'll starve. It doesn't matter if you are a lion or a gazelle: when the sun rises you better start to run.
~ Mia Couto
Não é segurando nas asas que se ajuda um pássaro a voar. O pássaro voa simplesmente porque o deixam ser pássaro.
~ Mia Couto