logo

Quotes About Truth

it's ridiculous, isn't it, that after all these centuries of practice, after so many incredible advances and inventions, we still have no way of knowing when someone is lying; naturally, this both benefits and prejudices all of us equally, and may be our one remaining redoubt of freedom.
~ Javier Marías
existe en todas las lenguas que yo conozco, las lenguas no suelen equivocarse juntas.
~ Javier Marías
A verdade nunca resplandece, como diz a fórmula, porque a única verdade é a que não se conhece nem se transmite, a que não se traduz em palavras nem em imagens, a encoberta e não averiguada, e talvez por isso se conte tanto ou se conte tudo, para que nunca tenha ocorrido nada, uma vez que se conta
~ Javier Marías
Incontable es el número de criaturas que han tomado por padre a quien no lo era suyo y por hermanos a quienes lo eran a medias
~ Javier Marías
Uma pessoa nunca sabe se o que lhe dizem é verdade, nunca há a certeza de nada que não venha de nós mesmos.
~ Javier Marías
Basta saber que alguém não quer que oiçamos para fazermos tudo para ouvir, sem nos darmos conta de que às vezes as coisas nos são escondidas para nosso bem, para não nos decepcionarem ou para não nos comprometerem, para que a vida não nos pareça tão má como costuma ser.
~ Javier Marías
Cuando han pasado muchos años, o incluso no tantos, la gente se cuenta los hechos como le conviene y llega a creerse su propia versión, su distorsión. Con
~ Javier Marías
Los hechos de guerra suenan pueriles en los tiempos de relativa paz, y que algo haya ocurrido no es suficiente para admitir su relato, no basta con que sea cierto para resultar plausible. La verdad se vuelve inverosímil a veces con el paso del tiempo; se aleja, y entonces parece fábula, o ya no más la verdad.
~ Javier Marías
Sim, é ridículo que depois de tantos séculos de prática, e de incríveis avanços e inventos, não haja ainda uma maneira de saber quando alguém mente; é claro que isso nos beneficia e prejudica a todos por igual, talvez seja o único reduto de liberdade que nos resta.
~ Javier Marías
no me hubieras dicho nada, si me hubieras mantenido en el engaño. Cuando se lleva uno a cabo, hay que sostenerlo hasta el final.
~ Javier Marías
As verdades inverosímeis prestam-se a isso e a vida está cheia delas, muito mais que o pior romance, nenhum se atreveria a acolher no seu seio todos os acasos e coincidências possíveis, infinitos numa só existência sem falar na soma das que houve e das que ainda decorrem. É sufocante que a realidade não imponha limites.
~ Javier Marías
e assumir uma enorme responsabilidade, a de revelar a alguém o que talvez não quisesse saber, e nunca se sabe o que alguém não quer saber até se lhe fazer a revelação, e então o possível mal não tem remédio e é tarde para a retirar, para voltar atrás.
~ Javier Marías
Basta con introducir un poco de verdad en la mentira para que ésta no sólo resulte creíble, sino irrefutable.
~ Javier Marías
E é verdade que a mentira exige capacidade de fabulação e de improvisação, e inventiva, e memória férrea, e arquitecturas complexas, todos a praticam mas são poucos os diplomados.) Ou
~ Javier Marías
Vivere nell'inganno o essere ingannati è facile, e anzi è la nostra condizione naturale: nessuno va esente da questo e nessuno è stupido per questo, non dovremmo opporci più di tanto e non dovremmo amareggiarci
~ Javier Marías
None that speak of me know me, and when they do speak, they slander me; those who know me keep silent and in their silence do not defend me; thus, all speak ill of me until they meet me, but when they meet me they find rest, and they bring me salvation, for I never rest.
~ Javier Marías
Son demasiadas las vidas configuradas sobre el engaño o el error, seguramente la mayoría desde que el mundo existe
~ Javier Marías
Y sí, yo lo echaba enormemente de menos y me imaginaba que él a mí también. Pero lo del otro pertenece siempre a ese terreno, al de la imaginación. Uno nunca sabe a ciencia cierta, ni siquiera sabe si las declaraciones más encendidas son verdad o interpretación o convención, son sentidas o lo que el otro cree que le toca sentir y está dispuesto a decir.
~ Javier Marías
A todo se acostumbra uno, sí, como se dice vulgarmente, y gran verdad vulgar es esa.
~ Javier Marías
É a horrível força do presente, que esmaga o passado tanto quanto o distancia, e que além disso o falseia sem que o passado possa abrir a boca, nem protestar nem contradizê-lo nem refutar-lhe seja o que for.
~ Javier Marías
How can I not know today your face tomorrow, the face that is there already or is being forged beneath the face you show me or beneath the mask you are wearing, and which you will only show me when I am least expecting it?
~ Javier Marías
Het is de verschrikkelijke kracht van het heden, dat het verleden meer veplettert naarmate het zich er verder van verwijdert, en het bovendien vervalst zonder dat het verleden zijn mond kan opendoen, protesteren, tegenspreken of iets weerleggen
~ Javier Marías
risa delata a quien finge y niega su nombre y es casi inconfundible en cada persona
~ Javier Marías
De nuestros pensamientos no hay testigos, no tenemos por qué ser respetuosos ni corteses en ellos.
~ Javier Marías