logo

Quotes About Struggle

Doem-me os ossos todos. -Foi da pancada que apanhou no boxe. -Maior porrada foi a vida que me deu.
~ Mia Couto
Mas a morte é uma guerra de enganos. As vitórias são só derrotas adiadas. A vida enquanto tem vontade vai construindoa pessoa.
~ Mia Couto
A morte, afinal, é uma corda que nos amarra as veias.
~ Mia Couto
A guerra cria um outro ciclo no tempo. Já não são os anos, as estações que marcam as nossas vidas. Já não são as colheitas, as fomes, as inundações. A guerra instala o ciclo do sangue. Passamos a dizer: "antes da guerra, depois da guerra". A guerra engole os mortos e devora os sobreviventes.
~ Mia Couto
Rezamos a Deus para, depois de falecermos, nos salvar dos infernos. Mas afinal os infernos já nós vivemos, calcamos suas chamas, levamos a alma cheia de cicatrizes.
~ Mia Couto
Vinte e cinco é para vocês que vivem nos bairros de cimento. Para nós, negros pobres que vivemos na madeira e zinco, o nosso dia ainda está por vir.
~ Mia Couto
As mulheres, em instante, ficaram tema. Mulheres é bom quando não há amor, disse. Porque o amor é esquivadiço. A gente lhe monta casa, ele nasce no quintal. Vale a pena uma puta, miúdo. Gastamos o bolso, não o peito.
~ Mia Couto
Não vê os rios que nunca enchem o mar? a vida de cada um também é assim, está sempre toda por viver...
~ Mia Couto
Houve um tempo em que pensei poder mudar esse mundo. Mas hoje desisti. Aquele é um corpo que está vivo graças à sua própria doença. Vive do crime, se alimenta de imoralidade.
~ Mia Couto
A esperança é a última a morrer. Diz-se. Mas não é verdade. A esperança não morre por si mesma. A esperança é morta. Não é um assassínio espectacular, não sai nos jornais. É um processo lento e silencioso que faz esmorecer os corações, envelhecer os olhos dos meninos e nos ensina a perder crença no futuro.
~ Mia Couto
Mas quem é escolhido por Deus perde sempre os seus caminhos.
~ Mia Couto
O medo foi, afinal, o mestre que mais me fez desaprender. Quando deixei a minha casa natal, uma invisível mão roubava-me a coragem de viver e a audácia de ser eu mesmo. No horizonte vislumbravam-se mais muros do que estradas. Nessa altura, algo me sugeria o seguinte: que há neste mundo mais medo de coisas más do que coisas más propriamente ditas.
~ Mia Couto
O que não é nosso num mundo onde tudo nos roubam?
~ Mia Couto
Padeci tais fomes que só não morri porque a morte não me encontrou, tão magro que estava.
~ Mia Couto
La guerra no pide armas. Es al contrario: las armas hacen nacer la guerra.
~ Mia Couto
Minha alma era um rio parado, nenhum vento me enluava a vela dos meus sonhos. Desde a morte de meu pai me derivo sozinho, órfão como uma onda, irmão das coisas sem nome.
~ Mia Couto
A guerra é uma cobra que usa os nossos próprios dentes para nos morder.
~ Mia Couto
Arcángel Baleiro, el cazador. Ese hombre me cazó hace tiempo. Desde entonces nunca más he tenido descanso. Huir de un amor es la manera más perfecta de obedecerlo. Cuanto más dueña de mí misma, más esclava de ese amor. No hay río en este mundo que me libre de esa trampa.
~ Mia Couto
En la época colonial sucedió lo mismo. Los leones me recuerdan a los soldados del ejército portugués. Habíamos fantaseado tanto con esos portugueses que se volvieron poderosos. Los portugueses no tenían fuerza para ganarnos. Por eso, hicieron que sus víctimas se matasen a sí mismas. Y nosotros, negros, aprendimos a odiarnos a nosotros mismos.
~ Mia Couto
Mi pecado se volvía más grave debido a los tiempos de crisis en que vivíamos. Cuantas más certezas nos robaba la guerra, más carecíamos de la seguridad de un pasado hecho de orden y obediencia.
~ Mia Couto
Não seria nunca capaz de me retirar, virar costas. Eu tinha a doença da baleia que morre na praia, com os olhos postos no mar.
~ Mia Couto
Mi madre, Hanifa Assulua, se quejaba de que en Kulumani estábamos enterrados. Era justo al revés. Estábamos ahogados. Anteriormente, antes de nacer todos nosotros, habíamos estado ahogados. La luz que nos recibió en el parto fue la primera playa en la que desembocamos.
~ Mia Couto
No meu tempo de menino tínhamos pena dos pobres. Eles cabiam naquele lugarzinho menor, carentes de tudo, mas sem perder humanidade. Os meus filhos, hoje, têm medo dos pobres. A pobreza converteu-se num lugar monstruoso.
~ Mia Couto
Engano seu... Nenhuma guerra termina nunca.
~ Mia Couto