logo

Quotes About Introspection

I don't think I am like other people. I mean on some deep fundamental level. It's not just being half a twin and reading a lot and seeing fairies. It's not just being outside when they're all inside. I used to be inside. I think there's a way I stand aside and look backwards at things when they're happening which isn't normal.
~ Jo Walton
Being left alone - and I am being left alone - isn't quite as much what I wanted as I thought. Is this how people become evil? I don't want to be.
~ Jo Walton
What I mean is, when I look at other people, other girls in school, and see what they like and what they're happy with and what they want, I don't feel as if I'm a part of their species. And sometimes--sometimes I don't care.
~ Jo Walton
Writers are not nice people. We can't be.
~ Jo Walton
I read in hopes of little sparkling moments that are going to turn my head inside out.
~ Jo Walton
did an exercise at the end of every day, if I could keep awake long enough, when I tried to imagine the inner significance of everyone who had spoken to me that day. Before
~ Jo Walton
Know yourself.
~ Jo Walton
The devil doesn´t exit. That´s what I´d tell them if they asked me. The humanly human exists...the transit.
~ João Guimarães Rosa
Longe dos outros, deixado num extremo, no canto mais escuro e esquerdo do telheiro, Sete-de-Ouros estava. Só e sério. Sem desperdício, sem desnorteio, cumpridor de obrigação, aproveitava para encher, mais um trecho, a infinda linguiça da vida.
~ João Guimarães Rosa
Mal que em minha vida aprontei, foi numa certa meninice em sonhos – tudo corre e chega tão ligeiro –; será que se há lume de responsabilidades? Se sonha; já se fez...
~ João Guimarães Rosa
O senhor sabe o que o silêncio é? É a gente mesmo, demais.
~ João Guimarães Rosa
Para a gente se transformar em ruim ou em valentão, ah basta se olhar um minutinho no espelho – caprichando de fazer cara de valentia, ou cara de ruindade.
~ João Guimarães Rosa
Sei que estou falando demais, dos lados. Resvalo. Assim é que a velhice faz.
~ João Guimarães Rosa
E foi então que eu acertei com a verdade fiel: que aquela raiva estava em mim, produzida, era minha sem outro dono, como coisa solta e cega.
~ João Guimarães Rosa
Toda hora eu estou em julgamento.
~ João Guimarães Rosa
Certo, per quello che Zé Bebelo aveva fatto; ma sbagliato per quello che Zé Bebelo era e non era. Chi sa davvero quello che è una persona? E piuttosto: ogni processo è sempre difettoso, perché quello che la gente giudica è il passato.
~ João Guimarães Rosa
O senhor me crê? E foi então que eu acertei com a verdade fiel: que aquela raiva estava em mim, produzida, era minha sem outro dono, como coisa solta e cega. As pessoas não tinham culpa de naquela hora eu estar passeando pensar nelas. Hoje, que enfim eu medito mais nessa agenciação encoberta da vida, fico me indagando: será que é a mesma coisa com a bebedice de amor? Toleima.
~ João Guimarães Rosa
Vossignoria sa cosa è il silenzio? Siamo noi stessi, in eccesso.
~ João Guimarães Rosa
O senhor é bondoso de me ouvir. Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe.
~ João Guimarães Rosa
O senhor saiba: eu toda a minha vida pensei por mim, forro, sou nascido diferente. Eu sou é eu mesmo. Divêrjo de todo o mundo... Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.
~ João Guimarães Rosa
De que tivesse neste mundo um tal nhô Constâncio Alves, o que era que eu ponderava com isso?
~ João Guimarães Rosa
Henry James escreveu não sei onde que ler um romance é olhar pelo buraco da fechadura.
~ João Ubaldo Ribeiro
ninguém neste mundo presta, muito menos eu
~ João Ubaldo Ribeiro
No one sees me changing, but who sees me? I am my own hiding place.
~ Joë Bousquet