logo

Quotes About Perception

As pálpebras limpam os olhos de poeiras. Que pálpebras limpam as poeiras do coração?
~ Mia Couto
Aí é que você se engana, Nhonhoso: eu não sou bom. Sou é muito vagaroso nas maldades.
~ Mia Couto
A missanga, todos a vêem. Ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as missangas. Também assim é a voz do poeta: um fio de silêncio costurando o tempo.
~ Mia Couto
Ele já tinha visto os homens. E aqueles não eram diferentes dos que conhecera antes. Começamos por pensar que são heróis. Em seguida, aceitamos que são patriotas. Mais tarde, que são homens de negócios. Por fim, que não passam de ladrões.
~ Mia Couto
A gente ama alguém que desconhecemos, casa com quem conhece e vive com uma pessoa irreconhecível.
~ Mia Couto
Os meninos não sabem que o escuro só existe é dentro de nós.
~ Mia Couto
Se permanecesse imóvel por um tempo, aconteceria o inverso daquilo que ela esperava: as letras é que começariam a olhar para ela. E iriam segredar-lhe histórias. Tudo aquilo parecem desenhos, mas dentro das letras estão vozes. Ao lermos não somos o olho; somos o ouvido.
~ Mia Couto
Quem confunde céu e água acaba por não distinguir vida e morte.
~ Mia Couto
A gargalhada é mulher, o riso é masculino.
~ Mia Couto
Então não há os vivos que têm os olhos mortos?
~ Mia Couto
A vida só sucede quando deixamos de a entender.
~ Mia Couto
Onde, nos outros, há lembranças, em mim apenas há mentiras e miragens.
~ Mia Couto
Para mí seguía siendo Oceanita, pero para todos los demás no necesitaba ningún nombre. No era más que una esposa, una esposa muy particular. Era la primera dama de una aldea sin damas.
~ Mia Couto
Quem está a balançar: sou eu, é a cadeira ou é o mundo?
~ Mia Couto
Às vezes, as línguas fazem-nos ser.
~ Mia Couto
Chama-se a isso o estratagema do relógio. O ponteiro dos segundos saltita tantas vezes que ninguém repara no seu movimento.
~ Mia Couto
Afinal, eu estava como dizia o cantador da aldeia: no sossego, sou cego; na timaca (confusão) não vejo
~ Mia Couto
A alma toda de um vidente pode ficar atrás dos dentes?
~ Mia Couto
O mais importante nunca se pode fotografar (...). O que fica sempre, o que nos envolve a alma é o que não pode ser capturado pela moldura. (...) "Este silêncio tão vasto, como o posso fotografar?
~ Mia Couto
Lembra-se do tempo em que eu passava tardes e tardes costurando? - Lembro-me, mãe. Eram tantas filhas, tantas roupas! - A maior parte das vezes, eu só fingia que costurava. - Fingia? Fingia para quê? Os homens não gostam que as mulheres pensem em silêncio. Nascem-lhes nervosas suspeitas. - Enquanto ia costurando, o seu pai não imaginava que eu estava pensando. Minha cabeça viajava por todo o lado.
~ Mia Couto
SEMENTES Olhos, vale tê-los, se, de quando em quando, somos cegos e o que vemos não é o que olhamos mas o que o olhar semeia no mais denso escuro. Vida vale vivê-la se, de quando em quando, morremos e o que vivemos não é o que a vida nos dá nem o que dela colhemos mas o que semeamos em pleno deserto.
~ Mia Couto
O velho acenou fingindo perceber. Fica mal um homem perguntar explicação de prosa alheia.
~ Mia Couto
A primavera cabe dentro do grilo. Cigarras se alfabetizam de silêncios. No liso da parede, a osga se prepara para transparências, adquire a forma do nada. Enquanto o ramo vai transitando para camaleão.
~ Mia Couto
Os mulatos só são pretos quando lhes convém. (...) - Não sou preto! - Então? - Sou extremamente mulato!
~ Mia Couto