logo

Quotes About Life

Em toda a vida, teve um único desempenho: ser pai. E todo o bom pai enfrenta a mesma tentação: guardar para si os filhos, fora do mundo, longe do tempo.
~ Mia Couto
Mas a morte é uma guerra de enganos. As vitórias são só derrotas adiadas. A vida enquanto tem vontade vai construindoa pessoa.
~ Mia Couto
A morte, afinal, é uma corda que nos amarra as veias.
~ Mia Couto
De repente, porém, olhei a Vida e assustei-me: era tão infinita e eu tão pequeno e tão só. Subitamente, pisei a Terra e encolhi-me: tão poucos eram os meus pés.
~ Mia Couto
Mas a terra é um ser: carece de família, desse tear de existências a que chamamos ternura.
~ Mia Couto
A terra se via estar nua lembrando, distante, seu parto de carne e lua (...) A luz tombava ferida pingando como pulso suicida em minhas ocultas asas
~ Mia Couto
Quem confunde céu e água acaba por não distinguir vida e morte.
~ Mia Couto
Então não há os vivos que têm os olhos mortos?
~ Mia Couto
A guerra cria um outro ciclo no tempo. Já não são os anos, as estações que marcam as nossas vidas. Já não são as colheitas, as fomes, as inundações. A guerra instala o ciclo do sangue. Passamos a dizer: "antes da guerra, depois da guerra". A guerra engole os mortos e devora os sobreviventes.
~ Mia Couto
INSÔNIA Envelhecem as horas, Entontecem ponteiros como punhais vazando insaciáveis relógios. O sono é um vidro onde se guardam cansaços de antes de termos nascido. Piso estilhaços desse vidro, tropeçam-me os olhos nas pestanas: um tropel de luz assusta um bando de aves sem asas. A noite, em mim, ganhou diurno vício: uma outra vez, tomei luar na veia.
~ Mia Couto
acordar não é uma simples passagem do sono para a vigília. É mais, um lentíssimo envelhecimento, cada despertar somando o cansaço da inteira humanidade. (...) a vida, ela toda, é um extenso nascimento
~ Mia Couto
Rezamos a Deus para, depois de falecermos, nos salvar dos infernos. Mas afinal os infernos já nós vivemos, calcamos suas chamas, levamos a alma cheia de cicatrizes.
~ Mia Couto
O sabor do beijo resvala entre o lábio e dente, entre vida e morte. Lâmina e veludo, qual dos dois no beijo a gente toca? Asfixiação boca-a-boca: isso é o beijo.
~ Mia Couto
Quanto mais inabitável, mais o mundo fica povoado
~ Mia Couto
Morte silenciosa A noite cedeu-nos o instinto para o fundo de nós imigrou a ave a inquietação Serve-nos a vida mas não nos chega: somos resina de um tronco golpeado para a luz nos abrimos nos lábios dessa incurável ferida Na suprema felicidade existe uma morte silenciada
~ Mia Couto
Rezar, só rezo quando durmo. Os sonhos são as minhas únicas orações. Deus que não leve a mal. É que apenas me sobra uma pequena e temporária alma. Apenas à noite esse espírito se acende, em delicado sussurro para que nnguém mais escute.Peço desculpa por esta despromoção para bicho. Ter alma, contudo, é um peso que só morto sou capaz de suportar. Foi por isso que amei tanto, em tantos enganados amores.
~ Mia Couto
O pranto é o consumar de duas viagens: da lágrima à luz e do homem para uma maior humanidade. Afinal a pessoa não vem à luz logo em pranto? O choro não é a nossa primeira voz?
~ Mia Couto
A vida só sucede quando deixamos de a entender.
~ Mia Couto
Que a bala do corpo se retire Num disparo ao avesso se desvire e o sangue aberto se arrependa e retorne ao leito de onde escorreu Que, enfim, a espingarda seja morta e se escreva na campa deste tempo: - Aqui jaz a bala sentenciada por mandato da vida contra o Homem.
~ Mia Couto
Lhe doía esse simples ensinamento: tudo é terminável, até o futuro.
~ Mia Couto
Todos elogiam o sonho, que é o compensar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos
~ Mia Couto
Ahora puedo decírtelo. No es la muerte la que concede ausencia. El muerto aún está presente: todo el pasado le pertenece. La única manera de dejar de existir es la locura. Solo un loco está ausente.
~ Mia Couto
O amor não é a semente. O amor é o semear.
~ Mia Couto
a cidade não é um lugar. É a moldura de uma vida, um chão para a memória. Enrolei a linha, e regressei a casa, o poente avermelhando a paisagem e os flamingos trazendo o céu para junto da terra. Então, ganhei certeza: a cidade em que nasci estava destinada a nascer de mim.
~ Mia Couto