logo

Quotes About Identity

Não sei se tenho mais felicidade que tu: possuo uma casa para onde regressar. Tenho os meus pais, tenho os círculos onde me confirmo igual àquilo que os outros esperam de mim. Os que me amam aceitaram que eu tivesse partido. Mas exigem que volte a mesma, reconhecível, como se a viagem fosse um caso passageiro.
~ Mia Couto
Porque esta guerra não foi feita para vos tirar do país mas para tirar o país de dentro de vós.
~ Mia Couto
A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do último lugar onde podemos ter casa.
~ Mia Couto
O que fizeram esses brancos foi ocuparem-nos.Não foi só a terra: ocuparam-nos a nós,acamparam no meio das nossas cabeças.Somos madeira que apanhou chuva.Agora não acendemos nem damos sombra.Temos que secar à luz de um sol que ainda não há.Esse sol só pode nascer dentro de nós.
~ Mia Couto
Toda a roupa recebe a alma de quem a usa.
~ Mia Couto
Uma mulher não pode existir sozinha, sob o risco de deixar de ser mulher. Ou se converte, para tranquilidade de todos, numa outra coisa: numa louca, numa velha, numa feiticeira. Ou, como diria Silvestre, numa puta. Tudo menos mulher. Foi isto que eu disse a Noci: neste mundo só somos alguém se formos esposa.
~ Mia Couto
A gente ama alguém que desconhecemos, casa com quem conhece e vive com uma pessoa irreconhecível.
~ Mia Couto
Cada um de nós foi uma mentira, mas nós os dois fomos verdade.
~ Mia Couto
For this war was not made to take you away from your country, but to take your country away from within you.
~ Mia Couto
And that is what a writer is—a traveller between identities, a smuggler of souls.
~ Mia Couto
Eu já me estou a desmulatar. (...) Eu estou é a ficar branco de língua, deve ser porque só falo português....
~ Mia Couto
Também eu me refiz de mentiras, como se a mentira fosse a pele que nos protegesse mas que, de tempo em tempo, nos tivéssemos que desfazer.
~ Mia Couto
Quem acha doce a terra natal ainda é um tenro principiante; aquele para quem toda a terra é natal já é forte; mas é perfeito aquele para quem o mundo inteiro é um lugar estrangeiro. A alma tenra fixou seu amor num único ponto do mundo; a pessoa forte estendeu o seu amor a todos os lugares; o homem perfeito extinguiu o seu. (Hugo de St. Victor, monge saxão do século XII, citado por Edward Said)
~ Mia Couto
Demasio-me nesta palavração
~ Mia Couto
Para mí seguía siendo Oceanita, pero para todos los demás no necesitaba ningún nombre. No era más que una esposa, una esposa muy particular. Era la primera dama de una aldea sin damas.
~ Mia Couto
Nunca fale a uma mulher do que ela podia ter sido, quando ela já não pode ser ninguém
~ Mia Couto
Às vezes, as línguas fazem-nos ser.
~ Mia Couto
Eu não tenho apenas sonhos. Eu sou sonhável.
~ Mia Couto
Quem sai do seu lugar, nunca a si mesmo regressa.
~ Mia Couto
O medo foi, afinal, o mestre que mais me fez desaprender. Quando deixei a minha casa natal, uma invisível mão roubava-me a coragem de viver e a audácia de ser eu mesmo. No horizonte vislumbravam-se mais muros do que estradas. Nessa altura, algo me sugeria o seguinte: que há neste mundo mais medo de coisas más do que coisas más propriamente ditas.
~ Mia Couto
Atribuir un nombre es un acto de poder. La primera y más definitiva ocupación de un territorio ajeno.
~ Mia Couto
O que não é nosso num mundo onde tudo nos roubam?
~ Mia Couto
Minha alma era um rio parado, nenhum vento me enluava a vela dos meus sonhos. Desde a morte de meu pai me derivo sozinho, órfão como uma onda, irmão das coisas sem nome.
~ Mia Couto
Toda a vida acreditei: amor é dois se duplicarem em um. Mas hoje sinto: ser um é ainda muito. De mais. Ambiciono, sim, ser o múltiplo de nada. Ninguém no plural. Ninguéns.
~ Mia Couto