logo

Quotes About Reflection

A velhice o que é senão a morte estagiando em nosso corpo?
~ Mia Couto
Seja que dia for, é bom voltar. Voltar, agora que temos paz... Sem desviar os olhos da penerira, Hanifa Assulua reclamou, em surdina. Eu falava da Paz? Qual Paz? - Talvez para eles, os homens - disse. - Porque nós, mulheres, todas as manhãs continuamos a despertar para uma antiga e infindável guerra.
~ Mia Couto
As pálpebras limpam os olhos de poeiras. Que pálpebras limpam as poeiras do coração?
~ Mia Couto
A morte é uma brevíssima varanda.Dali se espreita o tempo como a águia se debruça no penhasco- em volta todo o espaço se pode converter em esplêndida voação.
~ Mia Couto
A morte é como o umbigo: o quanto nela existe é a sua cicatriz, a lembrança de uma anterior existência.
~ Mia Couto
O que importa não é passear de noite mas deixar a noite passear-se em nós.
~ Mia Couto
O que se encontra nesta vida não resulta de procurarmos.
~ Mia Couto
Quem confunde céu e água acaba por não distinguir vida e morte.
~ Mia Couto
Besides, wars never begin. When we awaken to them, we realise they started long ago.
~ Mia Couto
Também eu me refiz de mentiras, como se a mentira fosse a pele que nos protegesse mas que, de tempo em tempo, nos tivéssemos que desfazer.
~ Mia Couto
Naquele sossego, a única coisa que apetece é fazer demorar o tempo.
~ Mia Couto
INSÔNIA Envelhecem as horas, Entontecem ponteiros como punhais vazando insaciáveis relógios. O sono é um vidro onde se guardam cansaços de antes de termos nascido. Piso estilhaços desse vidro, tropeçam-me os olhos nas pestanas: um tropel de luz assusta um bando de aves sem asas. A noite, em mim, ganhou diurno vício: uma outra vez, tomei luar na veia.
~ Mia Couto
Confirmando o ditado: a vingança não se serve. apenas serve.
~ Mia Couto
Enquanto ouvir estes relatos você se guarde quieto. O silêncio é que fabrica as janelas por onde o mundo se transparenta. Não escreva, deixe esse caderno no chão. Se comporte como água no vidro. Quem é gota sempre pinge, quem é cacimbo se evapora. Neste asilo, o senhor se aumente de muita orelha. É que aqui vivemos muito oralmente.
~ Mia Couto
A viagem obriga-nos a sermos outros, a descentrarmo-nos, a deslocarmo-nos para fora de nós. a viagem implica a disponiblidade para nos diluirmos, a vontade de sermos apropriados por outras almas.
~ Mia Couto
Demasio-me nesta palavração
~ Mia Couto
Onde, nos outros, há lembranças, em mim apenas há mentiras e miragens.
~ Mia Couto
Todos elogiam o sonho, que é o compensar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa do viver para descansar dos sonhos
~ Mia Couto
No charco onde a noite se espelha, o sapo acredita voar entre as estrelas.
~ Mia Couto
Nunca fale a uma mulher do que ela podia ter sido, quando ela já não pode ser ninguém
~ Mia Couto
Um cego semelha uma ilha: navegante à espera de viagem, um silêncio frente ao espelho.
~ Mia Couto
Quem está a balançar: sou eu, é a cadeira ou é o mundo?
~ Mia Couto
Toda a cidade bela usa um espelho que é feito de água. Basta que haja um lago para que a cidade possa envaidecer.
~ Mia Couto
É que já vivi tudo tão bonito que só quero visitar lugares que estejam dentro de mim.
~ Mia Couto