Quotes About Reflection
A dor, afinal, é uma janela por onde amorte nos espreita.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
É que há perguntas que não podem ser dirigidas às pessoas, mas à vida. Pergunte à vida, senhor. Mas não a este lado da vida. Porque a vida não acaba do lado dos vivos. Vai para além, para o lado dos falecidos. Procura desse outro lado da vida, senhor.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Quem sai do seu lugar, nunca a si mesmo regressa.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A melhor maneira de fugir é ficar parado.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Lembra-se do tempo em que eu passava tardes e tardes costurando? - Lembro-me, mãe. Eram tantas filhas, tantas roupas! - A maior parte das vezes, eu só fingia que costurava. - Fingia? Fingia para quê? Os homens não gostam que as mulheres pensem em silêncio. Nascem-lhes nervosas suspeitas. - Enquanto ia costurando, o seu pai não imaginava que eu estava pensando. Minha cabeça viajava por todo o lado.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
SEMENTES Olhos, vale tê-los, se, de quando em quando, somos cegos e o que vemos não é o que olhamos mas o que o olhar semeia no mais denso escuro. Vida vale vivê-la se, de quando em quando, morremos e o que vivemos não é o que a vida nos dá nem o que dela colhemos mas o que semeamos em pleno deserto.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Eu só falarei quando as coisas estiverem a dar ara o morto.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A velhice é uma gordura na alma.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
o tempo é o único remédio.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A tristeza é uma janela que se abre nas traseiras do mundo.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Minha alma era um rio parado, nenhum vento me enluava a vela dos meus sonhos. Desde a morte de meu pai me derivo sozinho, órfão como uma onda, irmão das coisas sem nome.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Toda a vida acreditei: amor é dois se duplicarem em um. Mas hoje sinto: ser um é ainda muito. De mais. Ambiciono, sim, ser o múltiplo de nada. Ninguém no plural. Ninguéns.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Todos elogiam o sonho, que é o compensar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa de viver para descansar dos sonhos. - Sonhar só o faz ficar mais vivo. - Para quê? Estou cansado de ficar vivo. Ficar vivo não é viver, Doutor.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
É o esquecimento e não a morte que nos faz ficar fora da vida.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Veja você, meu sobrinho: um boi. Dentro de água, um boi será que nada? Não, ele apenas se perguiça na corrente. A esperteza do boi é levar a água a trabalhar na viagem dele.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Todo nuestro presente estaba hecho de pasado.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Aos 10 anos todos nos dizem que somos espertos, mas que nos faltam ideias próprias. Aos 20 anos dizem que somos muito espertos, mas que não venhamos com ideias. Aos 30 anos pensamos que ninguém mais tem ideias. Aos 40 achamos que as ideias dos outros são todas nossas. Aos 50 pensamos com suficiente sabedoria para já não ter ideias. Aos 60 ainda temos ideias mas esquecemos do que estávamos a pensar. Aos 70 só pensar já nos faz dorrmir.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A cinza resta, inteira, no extremo do cigarro aceso. É como se Bartolomeu Sozinho quisesse recolher, intacto, o tempo já consumido.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
a luz é mais leve que a água, seus reflexos ficam boiando como peixes lunares, algas de fogo.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
O português confessa sentir inveja de não ter duas línguas. E poder usar uma delas para perder o passado. E outra para ludibriar o presente.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
A gente vai chegando à morte como um rio que desencorpa no mar: uma parte está nascendo e, simultânea, a outra já se assombra no sem-fim.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Tudo o resto se passou em silêncio como se perto já não se escutassem. O amor que trocaram é assunto para duas vidas inteiras, abandonadas para sempre num barquito sem rumo.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com
Fui para o convés, molhado até dentro dos olhos.
~ Mia Couto
BazillionQuotes.com