logo

Quotes About Introspection

Avísenme si empiezo a convertirme en demasiado yo misma»
~ Clarice Lispector
Você e Tania sugerem que eu releia e desentorte o livro. Mas eu não consigo mais entrar dentro do ambiente dele. Para mim é como ler uma coisa vazia e eu tenho que parar de palavra em palavra para me concentrar, exatamente como eu encaro o primeiro livro, com o qual felizmente eu nada mais tenho a ver.
~ Clarice Lispector
Porque o formalismo não tem ferido a minha simplicidade, e sim o meu orgulho, pois é pelo, orgulho de ter nascido que me sinto tão íntima do mundo, mas este mundo que eu ainda extraí de mim um grito mudo.
~ Clarice Lispector
É preciso que eu não esqueça. pensei, que fui feliz, que estou feliz mais do que se pode ser. Mas esqueci, sempre esqueci.
~ Clarice Lispector
What did I know about whatever it was that others obviously saw in me? how would I know if I went around with my stomach pressed into the dust of the ground. Truth has no witness? being isn't knowing? If a person doesn't look and doesn't see, does the truth exist anyway? The truth that doesn't transmit itself even to those who can see. Is that the secret of being a person?
~ Clarice Lispector
The minute she sensed he had left the house, however, she transformed, concentrated on herself and, as if she had merely been interrupted by him, continued slowly living.
~ Clarice Lispector
Give me your hand. Because I no longer know what I'm saying. I think I made it all up, none of this existed! But if I made up what happened to me yesterday — who can guarantee that I didn't also invent my entire life prior to yesterday?
~ Clarice Lispector
Ça, si doux : ne pas fuir, mais aller.
~ Clarice Lispector
no soy lo bastante adulta para saber usar una verdad sin destruirme.
~ Clarice Lispector
E que seria a mesma em mim! se eu tivesse coragem de abandonar... de abandonar meus sentimentos? Se eu tivesse coragem de abandonar a esperança.
~ Clarice Lispector
Simplesmente sou eu. E você é você. É vasto, vai durar. (...) Olha para mim e me ama. Não: tu olhas para ti e te amas. É o que está certo.
~ Clarice Lispector
The world independed on me — that was the trust I had reached: the world independed on me, and I am not understanding whatever it is I'm saying, never! never again shall I understand anything I say.
~ Clarice Lispector
Am I one of the weak? a weak woman possessed by incessant and mad rhythm? if I were solid and strong would I even have heard the rhythm? I find no answer: I am.
~ Clarice Lispector
I am telling of the instants that drip and are thick with blood.
~ Clarice Lispector
A ética da moral é mantê-la em segredo. A liberdade é um segredo.
~ Clarice Lispector
I always wanted to reach a state of peace and non-struggle. I thought that was the ideal state. But it so happens that — that am I really me without my struggle? No, I don't know how to have peace.
~ Clarice Lispector
Só uma vez se fez uma trágica pergunta: Quem sou eu? Assustou-se tanto que parou completamente de pensar.
~ Clarice Lispector
Realidad? Te espero. Es allí donde voy.
~ Clarice Lispector
Em mim um sentimento de grande espera havia crescido, e uma resignação surpreendida: é que nesta espera atenta eu reconhecia todas as minhas esperas anteriores, eu reconhecia a atenção de que também antes vivera, a atenção que nunca me abandona e que em última análise talvez seja a coisa mais colada à minha vida – quem sabe aquela atenção era a minha própria vida.
~ Clarice Lispector
Vê, meu amor, vê como por medo já estou organizando, vê como ainda não consigo mexer nesses elementos primários do laboratório sem logo querer organizar a esperança. (...) É uma metamorfose em que perco tudo o k tinha, e o que eu tinha era eu - só tenho o k sou. E agora o que sou? Sou: estar de pé diante de um susto. (...) Não entendo e tenho medo de entender, o material do mundo me assusta, com os seus planetas e baratas.
~ Clarice Lispector
I am afraid to be who I am. There is a total silence within me. I get scared.
~ Clarice Lispector
Nunca saberei entender mas há de haver quem entenda. E é em mim que tenho de criar esse alguém que entenderá.
~ Clarice Lispector
E quero aceitar minha liberdade sem pensar o que muito acham: que existir é coisa de doido, caso de loucura. Porque parece. Existir não é lógico.
~ Clarice Lispector
o que parece falta de sentido – é o sentido. Todo momento de "falta de sentido" é exatamente a assustadora certeza de que ali há o sentido, e que não somente eu não alcanço, como não quero porque não tenho garantias.
~ Clarice Lispector